sábado, 1 de janeiro de 2011

A BANDEIRA ARCO-ÍRIS


A Bandeira arco-íris é uma bandeira composta por barras horizontais que representam as diferentes cores do arco-íris. Existem várias versões, com pequenas variações das cores, número e disposição das barras.

MOVIMENTO LGBT
     
ANTIGA =  6 CORES                                  ATUAL = 6 CORES

Os símbolos pelos quais nos identificamos passaram por uma série de significados e transformações ao longo da história. A bandeira do arco-íris foi evoluindo através do tempo e das necessidades econômicas e políticas. Ela foi criada em 1978 por Gilbert Baker, Utilizado pela primeira vez na San Francisco Gay and Lesbian Freedom Parade. Cada uma das faixas do símbolo tem um significado. Vermelho: luz/vida, Laranja: cura/poder, Amarelo: sol, Verde: serenidade/natureza, Azul: arte, Roxo: espírito. A bandeira é hoje reconhecida oficialmente pelo, International Congress of Flag Makers. Gilbert Baker a principio criou a bandeira com 8 cores: 1- Rosa (sexualidade), 2- Vermelho (vida), 3- Laranja (poder), 4- Amarelo (sol), 5- Verde (natureza), 6- Azul (arte) 7- Índigo (harmonia) e 8- Violeta (espírito). Problemas de produção impediam a produção industrial da por causa do rosa, que foi retirado do layout. Mais tarde, suprimir o índigo, para melhor dividí-la em três faixas de cores de cada lado da rua.

Gilbert Baker

=========================================================

MOVIMENTO PACIFISTA

A bandeira arco-íris foi usada pela primeira vez como símbolo pacifista em Itália nos anos 60. Mas só se popularizou a nível mundial em 2002 durantes os protestos contra a Ocupação do Iraque. A versão mais comum tem sete barras horizontais, sendo a ordem inversa à usada pelo movimento LGBT, e com uma barra azure, a cor nacional de Itália. Geralmente tem inscrita a palavra "pace", que significa "paz" em latim, em letras maiúsculas de cor branca. Também é usual ver outras traduções da palavra.

A organização ecologista Greenpeace ("paz verde") também usa a bandeira em várias acções. Rainbow Warrior ("guerreiro arco-íris") é o nome de uma série de barcos desta organização, sendo considerada o mais importante símbolo da Greenpeace. O primeiro Rainbow Warrior foi afundado a 10 de Julho de 1985 pelos serviços secretos franceses, provocando a morte do tripulante e fotógrafo português Fernando Pereira.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Mapa Aracaju GLS - sua diversão esta aqui!


Visualizar Espaços GLS de Aracaju em um mapa maior